O extrato do Tribulus é utilizado como produto natural eficaz para substituir o uso de anabolizantes na formação e desenvolvimento atlético, tendo sido utilizado com eficácia pela equipe de levantamento de peso da Bulgária nos Jogos Olímpicos de Pequim, que conseguiu resultados impressionantes. 

A extrato também tem demonstrado possuir efeitos anti-bacterianos e anti-virais. O extrato do Tribulus terrestris búlgaro pode ser usado internamente e externamente para o tratamento de herpes, e infecções por vírus como a gripe e o resfriado comum.
O Tribulus terrestris contém protodioscina (protodioscin, em inglês), substância que desencadeia a liberação de óxido nítrico no tecido dos corpos cavernosos e produz aumento dos hormônios testosterona, diidrotestosterona e dehidroepiandrosterona. O Tribulus também aumenta a densidade mineral óssea, metabolismo e nos níveis de imunidade. Por isso, é muito indicado para idosos com problemas como artrite, artrose, fraqueza muscular e fadiga crônica. 

Durante a gravidez, só deve ser utilizada com acompanhamento médico.

Aumento da testosterona e libido sexual 

O Tribulus terrestris contém protodioscina, responsável por desencadear a liberação de óxido nítrico no tecido dos corpos cavernosos e por produzir aumentos significativos nos níveis dos hormônios testosterona, diidrotestosterona e dehidroepiandrosterona em estudos realizados em animais. Estudos com humanos do Tribulus terrestris confirmaram que o a erva realmente aumenta os níveis de testosterona, as funções eréteis, o volume e a qualidade do esperma, a ejaculação precoce, a libido e o desejo sexual.

Impotência sexual (Disfunção erétil)

 – O fato do Tribulus aumentar os níveis de testosterona de forma natural têm mostrado excelentes resultados no maior impulso sexual, sendo muito mais fácil de obter e manter ereções. No entanto, no caso da impotência sexual psicológica (disfunção erétil psicológica) e na ejaculação precoce psicológica há o risco do extrato de Tribulus terrestris possuir um efeito placebo. No entanto, até em disfunções sexuais serem causadas por fatores psicológicos a erva pode representar a cura para muitos.

Aumentar o ganho de força e massa muscular 

O extrato do Tribulus é utilizado como produto natural eficaz para substituir o uso de anabolizantes na formação e desenvolvimento atlético, sendo utilizado com eficácia pela equipe de levantamento de peso da Bulgária nos Jogos Olímpicos de Pequim, que conseguiu resultados impressionantes. Utilizado por atletas como suplemento natural para aumentar a produção de hormônio luteinizante e impulsionar os níveis de testosterona sem apresentar perigo ao corpo, ocasionando em um efeito anabólico ao corpo, aumentando a síntese de massa muscular e o ganho de força.

Melhora do desempenho atlético 

 É também é utilizado por atletas como suplemento natural, para aumentar a produção de hormônio luteinizante e impulsionar os níveis de testosterona sem apresentar perigo ao corpo, ocasionando em um efeito anabólico ao corpo, aumentando a síntese de massa muscular e o ganho de força.

Benefícios para mulheres 

o suplemento demonstrou capacidade de equilibrar os hormônios nas mulheres, levando ao aumento de libido, melhora do desempenho sexual e aumento dos índices de fertilidade nas mulheres. Além disso, o Tribullus também tem sido utilizado de forma complementar no tratamento da 
menopausa e tensão pré-menstrual. No entanto, o Tribulus é contraindicado no caso de mulheres grávidas.

Tratamento de pele

 O Tribulus ajuda em condições onde há distúrbios na pele, incluindo eczema (dermatite atópica), psoríase e sarna.

Problemas nos rins 

 O Tribulus é usado no tratamento dos rins, incluindo pedras nos rins, dores ao urinar, diurético para aumentar a miccão e no tratamento de uma doença renal conhecida como "Doença de Bright". clique aqui

Outros usos do Tribulus incluem a liberação involuntária de sêmen sem orgasmo (espermatorréia), pressão alta , colesterol alto, anemia , problemas com a digestão, incluindo cólica intestinal e gases (flatulência), constipação e para expulsar parasitas intestinais. Também inclui alivio da dor e inchaço (inflamação) do tecido que reveste a boca (estomatite) e dor de garganta. Alguns estudiosos sugerem que o Tribulus possa ser apontado inclusive no tratamento do cancêr, sobretudo para tumores no nariz. Algumas pessoas usam tribulus para gonorréia, fígado doença (hepatite), inflamação, dor nas articulações (reumatismo), hanseníase, tosse, dor de cabeça , tonturas (vertigens), fadiga crônica. É também utilizado para estimular o apetite e como um tônico, adstringente e potenciador de humor. No entanto, a maioria das indicações de uso do Tribulus ainda carecem de provas científicas suficientes.